26 de Fevereiro - Duplamente em acção

Tal como em todos os dias de trabalho, este foi iniciado com a recolha de informação acerca dos contactos realizados e a realizar, podendo também estudar as verbas conseguidas com a venda de rifas (no exterior da escola). Em prol do mesmo objectivo, fizemos chegar ao conselho executivo a carta com o pedido de autorização para a venda, no recinto escolar, de peças do catálogo elaborado previamente – a qual foi aceite.
De seguida, reformulamos a Actividade de Fevereiro – seleccionando extractos do poema “Cântico Negro” de José Régio para finalizar a mesma e redefinindo, por motivos de força maior, o dia da sua realização, a qual acontecerá na próxima quarta-feira, dia 3 de Março.
Posteriormente, e com o acompanhamento da Profª Ana Maria, pudemos ensaiar essa mesma actividade e, já no final, o guião da Peça de Teatro.
Para terminar, planeamos a actividade semanal de afixação de cartazes e a habitual distribuição de tarefas.

Porém, não pensem que nos vamos já embora.
Hoje, não nos ficamos por aqui: parte do grupo pôde ainda reunir de tarde (Susana, Sofia e Carina) – uma vez que o quarto elemento (Joel) apenas participou da parte final da mesma – que nos serviu para desenvolver variadíssimas tarefas.
Primeiramente, rectificamos o Guião da Peça de Teatro com a finalidade de o enviar para a professora para que possa ser corrigido. Depois, analisamos os documentos que seria necessário redigir e enviar entre o grupo para a constituição do portefólio e da apresentação oral – especificando, de igual modo, os componentes a serem integrados no mesmo. E, agora sim, terminamos com a elaboração de um Power Point e a definição dos textos a serem publicados no blogue “Dissertações semi-vivas”.

Na foto: Carina e Susana

Por agora é só!
Bom fim-de-semana…

19 de Fevereiro: Em Normalidade...

Dentro da estrutura habitual, o trabalho debruçou-se primeiramente sobre as informações dos contactos realizados e a realizar; as respostas recebidas às cartas enviadas, nomeadamente, à “Copisinde” para obter o patrocínio das t-shirts com as quais divulgaremos a Peça de Teatro; sobre a análise das despesas e da forma como as iremos cobrir com o auxílio de outras entidades patrocinadoras e, também, com a venda de alguns objectos de decoração (quadros, caixas, etc…) dos quais já existe um catálogo passível de ser visto por todos os membros da comunidade escolar que estiverem interessados.
Para além deste plano de vendas, estamos também a passar algumas rifas – fora do recinto escolar – para a venda de outros objectos.
Em seguida, continuamos com a estruturação do portefólio, já iniciada anteriormente – definindo as secções existentes, os documentos necessários (quer do trabalho já realizado quer daqueles que terão ainda de ser redigidos); divisão desse trabalho pelo grupo e marcação de uma reunião com o objectivo de reagrupar todos os elementos da avaliação formal.
Desta forma, conseguiremos organizar atempadamente os documentos a ser entregues (Relatório e Portefólio) e, de igual modo, também a planificação da apresentação oral.
Num terceiro momento, escolhemos a frase a ser exposta na próxima semana pelo recinto e redefinimos o dia para a realização da Actividade de Fevereiro.
Por fim, foi realizado um pequeno ensaio, quer do Guião da Peça quer do texto para a actividade supra referida – tal como é possível verificar na foto: Joel, Susana e Sofia (da esquerda para a direita).


Até para a próxima.

Actividade de Janeiro: "O Mundo é demasiado pequeno para tamanha Vontade de Poder!"

[Hoje não é sexta-feira! E perguntar-me-iam o que faço eu a publicar em pleno domingo. Ora,  de acordo com o planeado previamente, deixo aqui o texto pertencente à actividade de Janeiro. Um tanto ao quanto atraso mas, sempre a tempo (: ]

 

É preciso olharmo-nos de frente e isso foi algo para o qual ainda não ganhamos coragem! Não sabemos quem somos: perdemos a identidade no momento em que nos unimos para fazer guerra. Não por a fazermos, mas por não sabermos nunca pelo que vale realmente a pena lutar.
À pequenez dos nossos horizontes aliaram-se a inconsciência e a estupidez das nossas acções. Perdemos a noção do que é viver verdadeiramente, se é que alguma vez o chegámos a fazer.
Porque todos falam em bombas e tanques, porque todos enchem a boca para dizer “Não” ao fogo que faz cair por terra milhares de pessoas. No entanto, nunca ninguém parou sobre si mesmo e viu a quantidade de guerras que já travou. Ninguém pensa quantas das suas palavras feriram como balas…
Porque sim! Ninguém quer saber das suas responsabilidades! E quantas pessoas vivem morrendo por qualquer canto por nossa culpa.
Fazemos a nossa opção, sem sabermos impor-lhe limites. Não tivemos um punho forte e uma capacidade altiva para não perder de vista o que é importante!
E porquê? Porque nos perdemos em interesses culturais e religiosos; porque não basta podermos ser o que bem nos apetecer, … precisamos impor ao Outro que o seja também… Porque tornarmo-nos humanos é estupidificarmo-nos cada vez mais: e a prova disso está aqui!
A guerra não se faz só entre as pessoas; faz-se nelas! E ela não acabará enquanto cada um de nós não aprender quais as coisas pelas quais vale realmente a pena morrer!





12 de Fevereiro: De tudo um pouco...

De acordo com o que já havia sido mencionado pela professora Ana Maria em aulas anteriores – hoje, o trabalho começou no auditório com uma palestra presidida pela coordenadora das Áreas de Projecto - professora Rosa Amaral - a qual reunindo todos os alunos de 12ºAno veio, por este meio, esclarecer acerca da elaboração de um relatório técnico-científico – o qual tinha criado diversas dificuldades aos alunos no período passado.

Desta forma, embora, na generalidade, os nossos relatórios tenham tido uma classificação positiva, pudemos também usufruir de toda essa informação, tendo em vista o melhoramento dos mesmos.

Nos 90 minutos seguintes, dirigimo-nos para a sala, onde quase todo o grupo  - uma vez que o Joel não esteve presente - pôde ficar a par dos contactos realizados e a realizar com os patrocinadores; do modo como se irá estruturar a apresentação oral do projecto e o portefólio de grupo e, evidentemente, quem participará em quê.
Posteriormente, é também lançada a necessidade da preparação de um cartaz que divulge a actividade de Março com o “Clube de Teatro” da escola.
Segue-se a habitual distribuição de tarefas, a afixação de cartazes com as frases pelo recinto escolar e a rectificação dos aspectos a serem tratados na reunião com o Dr. Carlos Frazão, no Fórum Jovem da Maia, ainda esta tarde.



Aspectos relevantes desta semana:

  1. Na quarta-feira o grupo reuniu-se, aproveitando a inexistência de aulas a fim de acertar algumas estratégias para obter fundos – os quais serão necessários para a compra de materiais para construir os cenários e, também para as impressões dos cartazes, panfletos, entre outros elementos informativos da Peça de Teatro.

  2. Na sexta-feira à tarde, tal como supra referi, a reunião com o Dr. Carlos revelou-se bastante útil, na medida em que:
    • Nos ajudou com a constituição dos cenários, simplificando e minorando os objectos cénicos – os quais nos estavam a criar obstáculos para a formação do produto final;
    • Nos permitiu tirar algumas fotos no palco, as quais serão usadas aquando da nossa apresentação oral;
    • E, finalmente, marcar ensaios da Peça todas as sextas-feiras a partir de meados de Abril.
Foto: Da esquerda para a direita: Sofia, Susana e Carina - Palco do Fórum Jovem da Maia
 
Por hoje é só.
Boas férias!

5 de Fevereiro: Stress, distúrbios e progresso!

As avaliações aproximam-se e a pressão começa a contagiar as reuniões de trabalho. Hoje, os 180 minutos foram passados dentro da sala uma vez que o auditório estava ocupado, inviabilizando o nosso ensaio. Daí que aproveitamos para tratar de toda a burocracia: contactos realizados e a realizar, resposta aos pedidos de patrocínio (dos quais, finalmente, obtemos uma resposta positiva formal – que nos ajudará a constituir os cenários), portefólio de grupo (estrutura e selecção de documentos, planificação da parte inicial), apresentação oral (sugestões para uma exposição do projecto dinâmica e atractiva e divisão pelos quatro elementos do grupo).
Numa outra fase, delimitamos o trabalho a ser desenvolvido na próxima semana, aproveitando os dias em que não teremos aulas, entre o qual se salienta a redacção do discurso final das personagens na peça de teatro (acção moralizadora), rectificação dos meios de divulgação da mesma (folhetos, cartazes, convites); ensaio para a actividade de Fevereiro e ainda os relatórios e portefólios individuais.



Terminada a sondagem sobre o interesse que o tema da nossa Peça poderia suscitar, concluímos que, curiosamente, das 15 votações, 14 eram positivas recompensando todo o trabalho que temos vindo a desenvolver. Hoje, dá-mos então início a um novo estudo e contamos com a vossa colaboração.



Até à próxima.