Um Olhar Sobre Mim

(Fazendo jus ao nosso compromisso, deixamos a reflexão calendarizada para este mês)


Quem sou eu?

Até que ponto estarei verdadeiramente viva? Será que algum dia fui capaz de superar a minha mera existência?
Muitas vezes fiquei sozinha mas nunca só, perdi-me em devaneios acerca de mim, deparando-me, constantemente, com o meu “eu” – pois ele engloba bem mais do que a minha dimensão individual …
Num momento de revelação, é o meu reflexo no espelho que revela o que de mais autêntico e puro reside na minha alma, mostrando-me aquilo que realmente sou.
E é, assim, num processo de auto-conhecimento que me descubro e me vou sentido Viva!
Porque sim, eu Vivo! Não será algo suficientemente maravilhoso para proclamar a todos aqueles que ainda se contentam com uma banal existência?!
Lamentavelmente, aqueles que existem não me querem escutar e não desejam conhecer-se, julgando que tudo sabem e tudo têm. Aqueles são mais uns como todos os outros, cheios de Nada e vazios de Tudo…!
Enfim, resta-me apenas suspirar e ansiar pela minha libertação, a capacidade de reger a minha vida por aquilo que sinto, transcendendo tudo o que alguma vez tinha sido estipulado…
De um modo cada vez mais profundo, torna-se imperativo que exista um processo de aperfeiçoamento e, desta forma, eu possa libertar-me de tudo aquilo que, outrora, me foi imposto e só, nesse momento, me realizar plenamente enquanto “eu”!
Um Olhar sobre ti… É o que te espera! Vive…!

Final do 1º Período - 18 de Dezembro

Se o último dia de aulas pode significar "Fazer Nada" para alguns, uma vez que não existiram aulas, o mesmo não se pode dizer no que respeita ao grupo "Tudo de Nada". O nosso dia de trabalho começou às 8h20 em ponto e terminou às 13h15: fora da sala de aula onde teríamos AP, colaboramos na decoração da mesa de natal* do 12ºAno e, servimos os alunos durante as três horas seguintes, incansavelmente.
Pudemos sair posteriormente, mas não com a alegria e desprendimento de quem desligará para o mundo nestas próximas semanas. Pelo contrário, as férias servir-nos-ão para começar a elaborar o portefólio da disciplina e para terminar o guião para a peça de teatro (ou pelo menos, adiantá-lo consideravelmente).

(*Mesas de Natal: actividade desenvolvida pelos alunos para comemorar a época natalícia. As mesas enchem-se de várias iguarias, as quais são vendidas a todos os membros da comunidade escolar.)

Voltaremos brevemente com novidades.
Aproveitem as férias...

Uma penúltima aula - 11 de Dezembro

Mais uma vez, os dois blocos de 90 minutos foram totalmente ocupados pelas apresentações dos Ante-projectos dos grupos restantes e, um pouco ainda, com os últimos preparativos para a Gala de Natal a realizar hoje à noite e, na qual o nosso grupo participará activamente com o desenrolar da actividade "Despertar a humanidade nos Seres Humanos". Esta consistirá, como já foi anteriormente referido, na entrega de estrelas de natal com frases escritas por nós, das quais realçamos as seguintes:
  • Um profundo sentir é um amanhecer, é a noite que origina o dia.
  • Um pulsar de vida, um respirar, um toque suave, a Vida no seu auge…!
  • Estar no silêncio pesa! E o quão mais pesa quando se ouve aqueles que nada dizem.
  • Somos e temos sido permanentemente um “a caminho” não porque busquemos alguma coisa, mas porque não sabemos nunca para onde vamos.
  • Ninguém necessita tanto de carinho, como aquele que nunca soube dá-lo.
  • O mundo seria um sítio bem melhor, se cada um pensasse em melhorar-se a si mesmo.
Enfim!Está prestes a chegar ao fim este primeiro período e os resultados de todo o trabalho estão à vista (pelo menos, onde o houve)...


P.S. Hoje à tarde, há uma reunião no forúm jovem da Maia [local onde se realizará a peça de teatro]. Dois dos elementos do grupo (Carina e Susana) estarão presentes e ficarão a par de todas as informações acerca do espaço e das possibilidades de actuação. Esta, consistiu na apresentaçao do grupo e respectivo projecto e, ainda na decisão pela participação ou não no Festival de Teatro da Maia. (E, como é claro, participaremos, representando a ESCM.)

Por hoje é só!

Até para a semana!

4 de Dezembro - Princípio ou fim: O término do início!

Hoje pudemos, finalmente, concretizar a grande actividade a que nos propusemos este período – a apresentação do nosso ante-projecto perante todos os restantes elementos da Área de Comunicação Eventos e Empreendedorismo. Creio que tudo correu pelo melhor: quer para nós, quer para o segundo grupo “Apoiando a criança” que também realizou a sua apresentação neste dia.

No pouco tempo que restou, uma vez que a apresentação dos Ante-projectos foi, sem dúvida, morosa, iniciámos o desenho e recorte das estrelas, as quais enquadrarão a actividade “Despertar a humanidade nos seres humanos”.
Para terminar, redistribuímos as tarefas semanais e decidimos, por falta de tempo, mudar os cartazes da publicidade na próxima segunda. Desta vez, a reflexão será a seguinte:

"O Homem já não o é. Deixou de o ser nomomento em que se moralizou!"
Fico-me por aqui,

Até para a semana!