27 de Novembro - Cada vez mais ... insanos!


Hoje foi um dia atribulado! Diga-se, não pela quantidade de trabalho mas pela intensidade do mesmo [aliada ao nosso esgotamento =S]
A definição da apresentação do Ante-Projecto e, também, a da actividade “Despertar a humanidade dos Seres Humanos”, a realizar no dia 11 de Dezembro à noite, foram dois dos principais temas que estiveram em cima da mesa.
Relativamente ao primeiro, planificaram-se todos os pormenores, dividindo-se por todos os elementos do grupo os respectivos pontos a abordar durante a apresentação. Procurámos, também, delinear estratégias de modo a dinamizar a mesma ao mesmo tempo que desenvolveremos um meio de interagir com o público.
Quanto ao segundo, estabelecemos o seguinte:
- Complementando a Actividade de Natal, a realizar no mesmo dia já veiculado, pela área de Comunicação, Eventos e Empreendedorismo (CEE), o nosso grupo criará enfeites para as árvores de natal – formato estrela – nos quais redigiremos frases da nossa autoria, relacionando, assim, ambas as actividades, como já tínhamos referido no post anterior.
Por fim, como acontecerá em todas as semanas, retirámos as frases afixadas na última sexta-feira, colocando uma outra:

"Dissipa-se lentamente o tempo de modo tão fugaz e tão puro...que até parece que o tempo é vida! E a vida é, ... enfim, o tempo dissipado."

Pretendemos, desta forma, fazer com que os membros da comunidade escolar comecem a questionar-se sobre o propósito implícito nos cartazes, incentivando-os também à reflexão.

Observação: A par da actividade desenvolvida neste “baú de bordo”, anunciámos também a criação de um novo blogue, associado a este, no qual cada elemento do grupo, espontaneamente, poderá deixar as suas dissertações acerca do Ser Humano, dos sentimentos e outros tantos temas que se poderiam relacionar com a peça.

Será um espaço livre, sem restrições, sem actualizações obrigatórias. Um local onde a livre iniciativa prevalece.

Deixamos,portanto, a hiperligação para que possas visitar-nos:  http://arazaodesentir-sob-um-olhar-pessoal.blogspot.com/

E por hoje, é só!









20 Novembro – Aniquilamento temporal e cerebral

HHHHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Era só o que apetecia dizer! Mas como isso não seria agradável, voltemo-nos para o que realmente interessa…

Aparentemente, nada de relevante nesta sexta-feira, porém, pensá-lo assim é um erro crasso. Concluímos e entregámos o Ante-Projecto e se isso poderia significar mais descanso, estávamos enganados!
Logo uma série de actividades e planificações nos surgiram diante da mesa à espera de uma estruturação. Ainda a serem concretizadas este período, temos quatro actividades:

1. Participação na decoração da actividade de Natal – alusão aos sentimentos, estabelecendo a ponte entre o Natal e as Pessoas através de estrelas com mensagens;
2. Redacção de um texto com o título “Um Olhar sobre Mim” para posterior integração no jornal da escola;
3. Actividade “Despertar a Humanidade nos Seres Humanos” – 11 de Dezembro, conjugando assim com a actividade das Mesas de Natal no dia 18 de Dezembro;
4. Continuação da afixação de frases na escola.



De seguida, delimitámos os dias e as tarefas necessárias para a concretização das actividades e, também, para a estruturação da apresentação oral do ante-projecto. Para terminar, publicámos a nossa primeira frase a fim de começar a nossa publicidade da Peça:

"A vida é um palco onde a mais pura representação se desvanece"


[Pormenor importante: ESTAMOS EXAUSTOS! Mas essa é a única certeza de que nos empenhámos ao máximo] =)

Até à próxima!

Até ao último minuto - 13 de Novembro

O nosso ante-projecto está praticamente na fase final, resultado de um longo e cansativo trabalho de fim-de-semana. Hoje, quando já alimentávamos a sensação de dever cumprido, foi-nos comunicado que teríamos de fazer uma remodelação do esboço do ante-projecto. Ora bem, uma vez que já tínhamos o mesmo quase elaborado, decidimos fazer a operação inversa: em vez que partirmos do rascunho para o projecto propriamente dito, pegámos neste último para fazer um novo e mais completo esboço.

[Não me perguntem qual a utilidade de todas estas burocracias, até porque não saberia responder. O facto, é que tivemos de fazê-las como se por ventura nos tivessem servido para algo.]
Paralelamente, refazia-se a contagem dos inquéritos e redigia-se uma carta ao Conselho Executivo com o objectivo de obter a autorização para a realização de uma das nossas actividades calendarizadas ainda para este mês. (- Afixação de frases alusivas à peça)

Finalmente, a recompensa:

No meio de todas as cerimónias de praxe, um pequeno comentário escrito um tanto ao de lado:


“Excelente ideia, agora falta concretizá-la da melhor forma!”


Pouco e Muito, simultaneamente!
Para terminar, distribuíram-se as tarefas semanais e dirigimo-nos para o exterior, onde as condições climatéricas em muito contribuíram para a nossa transformação em icebergue e, consequentemente, nestes belas caras da foto. (Evidentemente, e como é possível verificar na foto, o problema não era tanto assim do clima)
Enfim, apresentando-nos: atrás o Joel, de roxo a Sofia, ao meio eu (Carina) e, de seguida, a Susana.




E por agora é só.

O caos de mais uma sexta-feira - 6 de Novembro

Este dia foi marcado pela correria: apenas três elementos do grupo estavam presentes, facto que, de certo modo, influenciou o andamento do trabalho. Porém, se por um lado estávamos em menor número podendo realizar menos tarefas, por outro, esta ausência fez com que nos apressássemos a fim de concluir as tarefas propostas.


Terminámos a distribuição dos inquéritos aos 12ºanos, iniciada na aula anterior e, nesse sentido, pudemos iniciar também a sua análise.

Posteriormente, a pedido da Prof.ª, iniciámos a redacção de um pequeno texto de apresentação do nosso projecto, juntamente com os recursos necessários para o mesmo. Pretendemos desencadear, desde o início, uma intensa divulgação da Peça uma vez que a adesão a este tipo de tema se tem revelado quase nula (vá-se lá saber porquê!).

No entanto, estas propostas estão ainda à espera de aprovação.

Assim, definimos e articulamos as imagens seleccionadas em outras aulas para a formação de t-shirts e, também, para a elaboração de cartazes (estes têm como objectivo a divulgação da Peça).

Para concluir, e como não podia deixar de ser redistribuímos tarefas a realizar durante a próxima semana, [que é como quem diz, durante o próximo mês, tendo em conta a quantidade].



Até à próxima!