30 de Outubro - O dia da consciencialização

Hoje poderíamos falar em “regressão” e “progresso” conjuntamente.
O primeiro justifica-se tendo em conta que nos deparámos de novo com problemas estruturais, quer da peça em si, quer do trabalho a ser desenvolvido por cada um. No entanto, rapidamente se solucionou a questão com o auxílio da Prof. Ana Maria Silva.
Resolveu-se por bem modificar a composição da parte inicial do Guião, permitindo-lhe mais acção; distribuíram-se tarefas individuais a serem realizadas ao longo da semana e, ainda, esclarecemos decisivamente a relevância e significado do trabalho e sua avaliação que, sendo conjunto é também, e muito, particular.
Em seguida, o grupo de 4 elementos foi dividido, podendo desenvolver-se duas tarefas paralelas. Enquanto por um lado, se estipulava os cenários, guarda-roupa e as instituições a contactar; por outro, distribuíam-se os inquéritos pelas turmas de 10º, 11º e 12º anos a fim de se poder iniciar a organização quantitativa e qualitativa dos dados recolhidos, os quais nos ajudarão na continuação do guião.




E assim termina mais um dia…

23 de Outubro - Mais um dia de trabalho



De volta ao trabalho mais uma sexta-feira. Hoje, finalmente, conseguimos pôr termo a uma actividade. =) O nosso logótipo ficou definitivamente determinado, tal como a acção publicitária que o terá como referência – a ideia de criarmos t-shirts personalizadas pareceu-nos uma boa forma de divulgação.
Posteriormente, para que pudéssemos continuar a redacção do Guião, surgiu a necessidade de complexificar o carácter psicológico das personagens, tornando-o mais vincado e perceptível.

O trabalho continua…

16 Outubro - "Tudo de Nada" em plena actividade mental

Finalmente, a 16 de Outubro, o grupo pôde iniciar realmente a primeira fase para a concretização do projecto – a realização de uma peça de teatro, peça essa capaz de despoletar no público a vivência, a interpretação e a valorização dos mais puros sentimentos e também, curiosamente, dos mais ignorados.
Começámos assim a redacção do guião para a nossa peça de teatro intitulada “Não sei”, uma vez que, tal como o próprio título da peça refere, nós, de facto, não sabíamos muito bem por onde e como começar. Depois de uma longa discussão de ideias, na qual se partilhou tudo aquilo que cada elemento do grupo considerava importante, seleccionámos, posteriormente, a primeira dimensão da peça: as personagens intervenientes, a sua carga psicológica e o seu nome.
Por fim, e para que a peça possa, verdadeiramente, despoletar a atenção para o sentido da existência humana, definiram-se estratégias no campo reflexivo da questão optando-se pela existência de alguns monólogos. Estes teriam como função, apresentar o “Eu” mais íntimo de todas as personagens, esclarecendo simultaneamente o público-alvo acerca da profundidade de todas as suas acções.


E por hoje é só.

Humm...e que tal mais algumas folhas?! - 9 de Outubro

Quarta aula de Área de Projecto e, mais uma vez, a necessidade de reformular tudo aquilo que foi feito anteriormente. Novamente, tentando esmiuçar todas as ideias e conceitos apresentados naquilo que serviria de base ao Ante-projecto.

No entanto, nem tudo é “mais do mesmo”! Conseguimos criar o esboço do que será o nosso logótipo; seleccionamos as turmas às quais faremos os questionários e decidimos a estrutura do Dossier de Grupo.
Talvez agora seja de vez :).

Todas e mais algumas burocracias iniciais - 2 de Outubro

E lá se foram mais duas sextas-feiras! Feliz ou infelizmente…
Não se pode dizer que a planificação minuciosa deste projecto seja algo de muito cativante até porque, como já foi referido anteriormente, torna-se deveras complicado “transmitir o que foi e será sempre inexplicável “ por palavras.
Pois bem, apesar de todas as burocracias, (que é como quem diz: discussões, criação de e-mail, actividades a ser desenvolvidas, objectivo do blogue, diário de bordo, portefólios, análise dos temas fulcrais a ser tratados na peça, guião, cenários, personagens e figurinos, inquéritos com o objectivo conhecer o público-alvo, …e enfim, toda uma multiplicidade de papéis, post-its e afins), a tarefa mais complexa continua a ser, sem dúvida, a passagem da mensagem a partir da representação.

Por enquanto, esperamos a aprovação da planificação. Só a partir desta começaremos a escrever o Guião seguindo para actividades mais interessantes, esperamos nós! :)

Tudo de Nada - Quase apresentação - 25 de Setembro

Somos parte da turma do 12ºF da Escola Secundária do Castêlo da Maia e, no âmbito da disciplina de Área de Projecto, o nosso grupo viu-se na necessidade de criar um blogue capaz de explanar todo e qualquer conteúdo inovador (ou não) realizado nestes 180 minutos de aula que nos ocupam todas as manhãs de sexta-feira.
Por essa razão, e para que isto não se trivialize muito mais, passemos àquilo que realmente nos propomos a fazer:
Não nos caberia maior dificuldade do que fazer-vos Sentir e experimentar a sensação de ser-se Eterno. Colocar-vos diante de vocês mesmos e dos outros. Fazendo-vos,

“Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo.”
Álvaro de Campos («Passagem das horas»)
Pois bem, buscamos os resquícios da pré-formação do Ser – a disponibilidade, a dignidade e a verdade, capaz de fazer-nos parar, olhar, sentir e nunca morrer.
Neste sentido, propomo-nos elaborar uma Peça de Teatro assente na realidade social pseudo-moralista em que vivemos, lançando-nos obviamente pela vertente sentimental.